(19)3543-1900 * (19)992198644

contato@ergoplenna.com.br

Consultoria em Ergonomia

Assessoria

A assessoria prestada pela ERGOPLENNA oferece suporte técnico especializado do tema Ergonomia na empresa.

Oferecemos diversos serviços, tais como: mapeamento de risco ergonômico, análise ergonômica do trabalho, desenvolvimento de produtos, manutenção e acompanhamento de todo o processo através de indicadores (acompanhamento do plano de ação).
Contamos com profissionais certificados pela ABERGO, doutorandos capacitados e equipamentos para suporte nas análises, tais como eletromiógrafo para realização de EMG (eletromiografia de superfície), dinamômetro (medidor de força) e equipamentos para medições ambientais.
 

1. Mapeamento de risco ergonômico do posto de trabalho

 

Através do Check List ERGOPLENNA, avalia-se os riscos biomecânicos (postura, repetitividade e força) com o objetivo de mapear e ranquear os potenciais problemas ergonômicos nos postos de trabalho.
A partir do resultado, a empresa dispõe de dados mais precisos para tomada de decisões e direcionamento das ações ergonômicas. Trata-se de um diagnóstico que pode ou não anteceder uma análise ergonômica do trabalho, conforme demanda do cliente.

 

2. Análise Ergonômica do Trabalho

A Análise Ergonômica do Trabalho realizada pela Ergoplenna abrange as três linhas do entendimento da Ergonomia: Física, Cognitiva e Organizacional. Realiza as análises usando metodologias que atendem aos preceitos contidos na NR17, IEA (Internacional Ergonomics Association), , NIOSH (National Institute for Occupational Standard Organization) e ISO (International Organization for Standardization) 20646, 11228-1,11228-2, 11228-3, 11226 e 12100.

A Análise Ergonômica do Trabalho identifica as não conformidades ergonômicas através de sistema quantitativo e qualitativo, oferece subsídio para as soluções ergonômicas e permite a definição do plano de ação.
Metodologia da análise ergonômica do trabalho

Identificação dos problemas ergonômicos, através de sistemas qualitativo e quantitativo, permitindo a definição do Plano de Ação*. Levantamento que atenda ao manual da NR17 e possa servir de suporte para fiscalizações, o qual prioriza as seguintes etapas:
• Análise da Demanda;
• Análise Global da Empresa;
• Análise da Tarefa;
• Análise da Atividade;
• Formulação do Pré-Diagnóstico e Diagnóstico;
• Recomendações e cronograma de implementações(plano de ação).

3. Acompanhamento e manutenção do processo

A empresa poderá contratar os serviços de acompanhamento do plano de ação com profissionais da ErgoPlenna, que irão acompanhar mensalmente todo processo juntamente com o gestor da empresa solicitante.

*O plano de ação

O plano de ação contempla os resultados encontrados nas Análises Ergonômicas do Trabalho que foram realizadas in loco. Esses resultados são contemplados em graus de risco e como a empresa deve proceder nas intervenções e recomendações. O acompanhamento da implementação das melhorias será feito através de prioridades. É o gestor responsável da empresa solicitante que irá definir quais, como e quando essas melhorias serão executadas.

 

4. Projeto e desenvolvimento de produto

A Ergoplenna em parceria com Digitador Ergonomics, atende às necessidades de seus clientes na concepção de produtos, realizando seus projetos através de desenhos técnicos com todos os registros para o desenvolvimento respeitando os aspectos cognitivos, biomecânicos e antropométricos para a fabricação de sua prototipagem até o produto final.

5. Análise com eletromiografia de superfície e dinamometria


Para que possamos analisar de uma forma quantitativa o trabalho que exerce força, dois equipamentos podem ser utilizados um eletromiógrafo de superfície e um dinamômetro para que se possam levantar dados quantitativos e comparados com os limites de tolerância conhecidos para o ser humano dessa forma podemos chegar numa conclusão quanto à adequação ou inadequação da condição daquele trabalho analisado, é um importante equipamento para confrontação dos dados levantados.